quarta-feira, 24 de abril de 2019

Escolinha x adaptação

Olá queridas!!

Depois de muito tempo enferrujada, decidi voltar a fazer os meus posts. Hoje vamos falar sobre adaptação na escola. Fase essa que é tão dificil e sofrida para tantas famílias. 

Alice que hoje está com 3 anos e 10 meses, começou a frequentar um colégio aqui próximo de casa. Viemos conversando e explicando pra ela como seria há meses e aparentemente estavamos bem alinhadas no assunto.

Alice ainda tinha o hábito de cochilar de tarde e nessa escola, o único horário para o jardim II era no período da tarde. Com isso, eu já imaginei que emfremtariamos ai, um período de irritabilidade que talvez não fosse fácil (Mas tinha fé...rs)


1 dia: chegou bem na porta, deu a não pra assistente e como quem se esforçasse pra não me decepcionar, seguiu sem olhar pra trás.  Eu, é claro, voltei pra casa aos prantos. Fui buscá-la após 3 horas e lá estava ela, com os olhinhos inchados de tanto chorar...
Essa noite em casa, dormimos muito mal. Alice ficou agitada com a quebra da rotina e acordou diversas vezes .

2 dia: Esse foi um pouco mais difícil,  pois ela já saiu de casa pedindo pra não ir :(  . Chegamos na porta da escola e ela entrou com os olhos marejados. 
Ficou apenas 3 horas e também chorou muito.

3 ao 8 dia: Dias horríveis!!!! Alice entrava praticamente a força. Gritos, choro e até tentativa de correr na rua nos tivemos.
Fiz de tudo: brigadeiro pra turma toda, deixei ela escolher o material, deixava ela levar algo de casa pra não sentir tanta falta, buscava mais cedo... Mas nada adiantava. Nesse período ela comia mal, ficou gripadinha,  chorava mais que de costume ,aprendeu a responder de forma grosseira, soltou alguns palavroes que NUNCA tinha falado e pegou a mania de mostrar a língua 🤦‍♀️.

No 9° dia Eu falei pra mim mesma, que já não aguentava mais essa situação. E comecei a pensar em tira-la de lá é tentar novamente ano que vem. 

Lembro que encontrei uma mãe na porta da escola e ela muito atenciosa e preocupada em me ver destruída (sim, fiquei destruída por pelo menos 15 dias), falou: "não se preocupe, essa fase vai passar!! Passei por isso ano passado e vivi exatamente o que você está vivendo, pensei em desistir também,  mas do dia pra noite as coisas melhoraram e hoje minha filha ama vir pra escola. "

Vim pra casa pensando nisso e decidi persistir por mais um tempo... redobrei a atenção com ela quando estávamos juntas, conversei mais, deixei de insistir pra ela contar como tinha sido lá na escola (sim, por incrível que pareça,  esse é o correto. A criança está estressada, assustada e cansada.. então,  quando ela chega em casa quer relaxar e não ficar falando sobre coisas que pra ela são desagradáveis), dobrei a paciência e tentamos...

No 15° dia, Alice entrou sem chorar...deu a mão pra professora,  me deu um beijo e exigiu que eu ficasse na porta do colégio até a aula acabar.

Hoje, com quase 2 meses de aula, ela chega contando absolutamente tudo o que aconteceu na sala. Já fez amigos, gosta das professoras e escolhe o que quer de lanche.

Tem dias que gosta mais da aula, outros (como o dia de informatica) ela pede pra ficar em casa porque não gosta. Aprendeu um monte de coisas novas, ficou mais independente e está bem mais confiante nela mesma.
Junto com as coisas boas, vieram também as ruins: está respondona, aprendeu alguns palavrões,  grita, ganhou alguns ""tics""" e vive com o dedo na boca (ansiedade).

Essa fase não é fácil, mas desistir não é a melhor saída mesmo. Aqui seguimos nos adaptando, eu muitas vezes me sinto perdida no horário que ela não está em casa... a gente acaba vivendo muito a vidinha deles é esquecemos que dentro de uma mãe,  tem gente querendo aproveitar,  descansar, ir ao cinema, namorar,  ir ao shopping ou não fazer nada mesmo .

Aproveite esse tempo pra você,  se o seu filho está bem cuidado não tem com o que se preocupar. Aproveite essa fase, uma hora ela passa como todas as outras...

Beijo a todas

Nenhum comentário:

Postar um comentário