Sabe aquele dia que você tira pra refletir sobre um determinado assunto? Pois bem, hoje eu estou assim... Me peguei lendo e analisando as campanhas de aleitamento materno e resolvi me manifestar.
Todas nós sabemos que ė extremamente importante amamentar o bebê exclusivamente com leite materno até o 6° mês, certo? Sabemos também (ou deveríamos saber) que esse ato reduz em atė 13% a mortalidade infantil de crianças até 5 anos (fonte:Lumena Castro Furtado, secretária nacional de Atenção à Saúde - matéria G1) e não é só isso, amamentar é bom também para saúde da mulher, pois reduz o risco de câncer de Mama e de ovário.
E mesmo com tantas vantagens, por que algumas mulheres não conseguem? O que tem por trás daquela foto linda da mãe com o bebê no seio que toda campanha mostra?
Sinto em dizer mas, nem tudo são flores! A arte de amamentar ė um GRANDE desafio e eu vou dizer o por que com base na minha experiência e de todas as amigas que acompanhei esse começo.
- No começo, amamentar ė muito desconfortável;
- O mamilo machuca e isso dói;
- Amamentar exige da mãe uma disposição nada fácil pra quem acabou de ganhar um bebê e está com a rotina da casa e o emocional bagunçado;
- O leite demora um pouco pra descer, até lá você vai achar que o bebê está com fome e vai sofrer horrores com isso;
- Depois o leite vem com tudo, a mama queima e a mamãe tem febre;
- Às vezes o bebê não consegue fazer a pega direito, e aí a você vai ver estrelas de dor;
- Alguns dias passam e seu seio continua machucado (e muito) o bebê tem fome e você vai ter medo de encaixar ele pra mamar ;
- Você vai ter muita sede;
- Você vai chorar de cansaço, pois a livre demanda é exaustiva;
Mas não se desespere, RESPIRA FUNDO e mantenha a calma por que todo sacrifício é válido!
- Converse com seu obstetra e peça dicas para preparar os seios ainda na gestação;
- Use bucha vegetal para uma esfoliação leve do mamilo e aréola;
- Não hidrate a aréola e os mamilos;
- Use sutiãs de alta sustentação desde a gravidez;
- Faça compressa de água fria para aliviar o desconforto;
- Beba muita água!
- Mantenha uma alimentação saudável;
- Procure um lugar tranquilo e confortável para amamentar: (Fonte imagem: http://www.einstein.br/hospital/maternidade/amamentacao/Paginas/a-amamentacao.aspx )
- E se mesmo assim, você não estiver aguentando, converse com seu médico, ele poderá receitar uma pomadinha pra aliviar a dor.
As minhas duas experiências foram difíceis, sofri muito no começo, mas foram deliciosas!
Ah! Esse post não tem o objetivo de assustar ninguém, muito pelo contrário. Acredito que se todas as mamães soubessem que tudo isso ė passageiro, tudo seria mais "fácil". E pode acreditar, você vai sentir saudades dessa fase.
E claro, há também aquelas mamães que realmente não conseguem ou não podem amamentar (cirurgia, emocional, doença...etc), e o fato de não conseguir, muitas vezes gera uma frustração muito grande. Mas veja bem, isso não faz de você MENOS MÃE, então não se CULPE! Converse com seu pediatra e com certeza ele te orientará da melhor forma e tudo ficará bem :)
O importante ė ver nossos pequenos crescendo feliz e com saúde de sobra!
Um beijo a todas.